OUTRAS TRILHAS

stairs, away, gradually-1458533.jpg

TEMAS DE EVOLUÇÃO

Os temas de evolução – enfocando as mais diversas questões, em quaisquer das 3 dimensões em que atuamos – possuem uma característica em comum: nos preparam para, a partir do novo aprendizado ou desenvolvimento de habilidades, estar mais capacitados para crescer com os desafios e ultrapassar etapas, atingindo níveis superiores de performance e destreza. 

Tais temáticas, portanto, desempenham um papel de agente impulsionador em contextos pessoais, ou seja, individualmente, bem como são vetores expressivos de alavancagem para programas de desenvolvimento de equipes e times corporativos – nesse caso, refletindo em resultados conjuntos, alinhados com as diretrizes e estratégias empresariais predefinidas. 

Assim, questões críticas – para citar apenas alguns exemplos – como adaptabilidade, gestão das mudanças, resiliência e inovação têm adquirido maior relevância neste momento de vigorosas alterações e desconstrução dos modelos e das dinâmicas sociais em que vivemos. Focar no aprimoramento pessoal e das equipes, logo, passa a ser um caminho assertivo para melhor  lidar com o volume de transformações que se apresentam.   

O QUE TRAZEMOS NA BAGAGEM

DEFINE PARA ONDE PRETENDEMOS IR

Em nossas viagens, sejam trilhas curtas ou longas jornadas, nos planejamos de modo a levar na bagagem aquilo que será útil, considerando o destino ao qual nos dirigimos e, ainda, os eventos inclusos nas programações prévias.

Desse modo, fatores como clima, infraestrutura disponível, época do ano, meios de transporte, período de estadia – além de tantas variáveis – serão observadas na ocasião de reunir na mochila o que for indispensável e que irá assegurar menor chance de desconforto, inadequação ou intercorrências previsíveis.

Se sigo no inverno para uma região montanhosa, por exemplo, ainda que a mala seja ampla e com conteúdo variado, pouco ou nada adiantará se, acabo indo parar num balneário a beira mar. Os casacos, agasalhos e acessórios de frio não irão ajudar. Na verdade, tudo ficará bem dificultado.

De modo análogo, com relação às nossas pretensões quanto ao alvo ambicionado (um cargo melhor, uma mudança de carreira, um desafio de ordem pessoal – qualquer que seja o cenário pretendido) também é fundamental ter clareza do que trazemos em nosso acervo pessoal como elementos facilitadores para que o trajeto até o destino seja o mais ágil, otimizado e satisfatório possível. Ajuda muito estar alerta a esse fator.

Preparar-se para galgar rotas de aprimoramento, potencializa atingir tais objetivos. Então, estar presente para quais os conteúdos que temos colocado na bagagem, tendo em vista as aspirações que nos movem faz toda a diferença. É importante ouvir-se e associar à rotina diária os temas de evolução capazes de impulsionar e reforçar o rumo que se pretende seguir. Logo, vale questionar-se, refletir e ter clareza sobre tais elementos: quais os próximos passos? o que posso melhorar? quais as habilidades que me farão decolar e evoluir? o que vale inserir na minha bagagem? o que posso deixar de fora para seguir mais leve?

Para que nossas trilhas possam ser o mais alinhadas com as suas necessidades de crescimento, sendo real contribuição à jornada evolutiva que empreende, portanto, acomodamos aqui uma área dedicada a saber sobre os seus maiores desafios atuais e os seus temas de interesse para evolução. Assim, fica à vontade para contar um pouco do seu momento e quais os temas que acredita que serão um divisor de águas no avanço que quer realizar. 

 

img-03-free-img
Digite seu e-mail, para que possamos continuar com você.
ALGUNS ROTEIROS SUGERIDOS

ROTAS DE IMPULSO

Rota do equilíbrio

Esta rota instrui e treina o indivíduo em métodos objetivos para incorporar maior equilíbrio as suas 3 dimensões de atuação (esferas pessoal, relacional e ambiental). Concluir essa rota e tornar hábito consistente a prática das técnicas promove o estado de alinhamento tão saudável que gera impactos positivos e renova o impulso.

Rota da harmonia

Convergente com a rota do equilíbrio, essa rota vai conduzir o alinhamento pessoal para além, rumo ao âmbito do bem-estar integral. Percorrer este caminho, fornece acesso ao mapa que levará a atingir o estado de harmonia quando, então, a sensação agradável de fluir em pertinência e plenitude torna-se um atributo natural.

Rota da sustentabilidade

Quão sustentável tem sido sua vida atualmente? Quais ajustes podem ajudar e colaborar  com seu progresso? Através desta rota, você vai contribuir com a organização de uma dinâmica que apoie melhor a sua rotina. A chave é prover ampla, saudável e plena nutrição aos 5 pilares fundamentais da vida e manter com leveza a condição favorável.



Rota do foco

Somos desafiados usualmente a responder às demandas com total foco, clareza e precisão, sob pena de dispender tempo excessivo e dedicação sem, contudo, avançar na direção das metas pretendidas. A rota do foco entrega um ganho real em percepção que amplia o discernimento, concorrendo para impulsionar e direcionar a novos e crescentes resultados. 

Rota da Coragem

Alusiva a bravura, firmeza de espírito, grandeza da alma e força moral, o atributo da coragem nos impele a avançar com vigor. Ocorre que o volume das incertezas externas, por vezes, reduz nossa capacidade de ‘agir com o coração’. Contudo, seguir através desta rota da coragem reconduz ao rico manancial em nós próprios, reativando este valioso recurso.

Rota da Confiança

A rota da confiança orienta na direção da reintegração da fé e segurança inerentes a cada um de nós. Contar com o pilar sólido da confiança em nossos processos de escolha e atuação nos devolve à força interna necessária para ampliar o estado de bem-estar ante o resultado futuro – seja ele qual for. Recompor a pacificação em si traz mais disposição e ânimo.

Rota do Cuidado

Personificar o cuidado é uma condição inata do indivíduo. Porém, ocorre também de nos deparamos com obstáculos para vivenciar plenamente tal estado. Assim, surge a demanda por gerar mais  conexão consigo, a partir de uma práxis que contemple em essência zelo, atenção, autopreservação e capricho. Esta rota nos realinha a este caminho de fluidez, ação inspirada e maior assertividade.

Rota da Presença

Muitos indivíduos enfrentam grande dificuldade em acessar sua própria conexão interna e silêncio, mantendo-se em presença. Isso reflete em resultados aquém da potência possível de atingir a partir do seu empenho e afinco pessoais. Esta rota conduz a reconciliar-se com seu próprio potencial, através da qualidade de ser integral, de estar 100% aqui e agora: reconcilie-se.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

 Programa TEMAS ®

| rotas de crescimento direcionado |

Todos os direitos reservados | 2020

Scroll Up