lego, forest, nature

O Ano Estufa

A cada jornada empreendida, temos uma visão e estabelecemos uma direção. Em seguida, partimos com grande impulso rumo à aventura de edificar, de construir aquela realidade, moldada pelo planejamento, nutrida pela inspiração e pulsante pelo entusiasmo que gera. Assim as histórias nascem. E, assim, narrativas memoráveis servem de cenário para grandes feitos, para aprendizados que fazem total diferença, alterando a rota e afetando no desfecho da saga do protagonista. 

O Programa TEMAS também foi produto deste roteiro empírico, tendo sido acalentado e elaborado a partir de afinidades, de conexões e partilhas que, suavemente, conduziram as etapas em ritmo cadenciado e constante. Naturalmente, aquele protótipo de intenções que se delineava há meses atrás, foi adquirindo maior envergadura, fruto de melhorias e aprimoramentos frequentes. Talvez seja este o legado permitido por uma fase tão profícua, quanto surpreendente: 2020, o ano estufa.

Uma estufa se assemelha a um laboratório, dadas as condições controladas de temperatura, umidade e nutrientes disponibilizados para sementes e mudas que se encontram ali. E, foi com essa mesma funcionalidade de proteger contra danos causados por tantas intempéries que o ano estufa se esvaiu em meses que, se por um lado pareciam intermináveis, por outro lado nos colocaram em um espaço possível de semear, de exercitar a paciência, controlar as emoções e cultivar ideais ao ir desenvolvendo ideias.

Escolher aproveitar a circunstância inesperada também para dar copo ao projeto que ansiava por ganhar forma foi uma decisão das mais acertadas e um ‘campo de testes’ dos mais valiosos. Tivemos o privilégio de ir formatando o que seria a entrega mais eficaz, ao tempo em que lidávamos com os mesmos desafios que assolaram a todos nós: a necessidade premente de acolher os acontecimentos da forma mais produtiva e serena possível, potencializando todo o arsenal e bagagem que construímos até aqui, revertendo dificuldades em oportunidades para avançar e praticando adaptabilidade e flexibilidade.   

E, passo a passo, fomos moldando o Programa TEMAS, de modo que fosse sistematizado um modelo que trouxesse algo de inovador, algo além dos programas usuais nesse segmento até então. Por reconhecer as profundas mudanças pelas quais os setores produtivos vêm passando – como espelho e reflexo da sociedade como um todo – acreditamos viver tempos disruptivos e que, portanto, ensejam soluções que, cada vez mais, contemplem as novas demandas e ser relevante face as tendências atuais. 

Fomentar alternativas que possam ir de encontro ao momento, favorece a entrega de valor com a qual pactuamos nos comprometer com essa iniciativa: funcionar como apoio e orientação rumo aos movimentos que nos impulsionam ao novo. Desse modo, ajudar na ampliação das ferramentas pessoais e promover o desenvolvimento que contribuirá para agregar habilidades e gerar alavancas que façam o protagonista do início do texto – o caminhante das trilhas – chegar aos ‘novos aprendizados’ que os ‘novos tempos’ exigem. E, nesse processo, aguçar a percepção dos indivíduos para a qualidade das suas escolhas e o bem-estar que pode advir destas a cada novo ciclo de mudanças e transformações. 

Comentários

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Scroll Up